Depois da primeira missão em Junho de 2016 estou de volta de uma segunda sessão de trabalho humanitário junto da população do Gungo em Angola, região pertencente á paróquia do Sumbe, no Distrito do Kuanza Sil, integrado no grupo Missionário “Ondjoyetu” da Diocese de Leiria-Fátima.
A primeira visita em 2016 tinha como objetivo documentar o trabalho do grupo missionário nas terras do Gungo nos 10 anos de presença no terreno, o objetivo final desse trabalho era o de produzir um livro que servisse de testemunho ao trabalho da missão.
Esse objetivo não foi alcançado e em Agosto de 2022 decidi voltar ao terreno e terminar esse projeto.
Juntamente com a Cristina Mão-de-Ferro missionária de Portalegre, arquiteta de profissão, que tinha estado em missão em Angola no mês de Abril deste mesmo ano e com a Cristina, uma jovem angolana, percorri algumas das diversas aldeias da região do Gungo documentando a vida, os rostos deste povo.
Decidi que o resultado destas duas missões no terreno seria a produção de um livro e de uma exposição que partilhasse com o mundo a realidade destes 34 000 habitantes que vivem nesta região e o trabalho dos missionários que acreditam nesta causa e neste projeto.
Assim, nasceu a ideia de chamar ao livro “34 000 de nós – Gungo, retratos de um povo quase esquecido“, centrando o tema no livro nas pessoas, nos rostos, nas almas que efetivamente necessitam de ajuda e não tanto na obra, nos missionários e no projeto, o livro procura celebrar a esperança, a simplicidade, a humanidade de um povo que apesar de todas as adversidades e da falta de motivos para continuarem a acreditar num futuro melhor, recebem-nos de coração aberto, com gratidão e com um sorriso capaz de nos fazer esquecer qualquer problema na nossa vida.
É a eles, e por eles, que devo este obrigado em forma de livro, retribuindo com uma obra a expetativa que depositaram em cima de mim com a partilha de experiencias, conhecimento e com o seu tempo. Tenho a certeza que nunca serei capaz de devolver, de retribuir tudo o que recebo ao visitar estes locais, ao estar com este povo. A minha dívida nunca estará liquidada, mas este projeto é um pequeno passo para liquidar uma pequena quantia.
Podem encontrar mais informações sobre o livro aqui: “34 000 de nós – Gungo, retratos de um povo quase esquecido”

Grupo de crianças na aldeia do Longundo, uma das aldeias mais remotas da região do Gungo

O cavalinho branco. Um fiel companheiro da missão e dos missionários. Meu companheiro de viagem em 2016 e 2022, nunca nos deixando ficar mal, enfrentando cada metro da picada com coragem , determinação e confiança tendo a certeza que cada metro percorrido irá fazer chegar a este povo a palavra, a ajuda, o conforto e a esperança.

Mulheres na pedra britando milha para fazer farinha de milho para cozinharem a Fuba, prato que serve de base á alimentação deste povo

Por do sol na zona da Donga, sede da missão no Gungo

Igreja do Uquende. Esta igreja é um dos projetos do Grupo missionário na região e está a ser construída recorrendo a blocos de BTC (Bloco de Terra Comprimida) produzidos na missão, utilizando recursos da região que tiveram formação para produzir blocos e para construir edifícios. Muitos desses jovens já utilizam as técnicas apreendidas na construção das suas casas e na construção de casas para clientes encontrando assim uma forma de trabalhar e de subsistência.

Futebol, linguagem universal e símbolo de união entre pessoas. Ao fim do dia os jovens juntam-se e jogam futebol, esquecendo durante breves momentos as dificuldades de uma vida sem grandes esperanças e sem recursos.

População do Gungo junto a uma casa símbolo da presença portuguesa no tempo colonial.
Um projeto desenvolvido pelo fotógrafo Filipe Silva ao abrigo da iniciativa
"Living Tribes - Fotógrafos em prol de causas".
Um grupo de fotógrafos unidos pelo sentido da utilização da fotografia como ferramenta
para ajudar na consciencialização, informação e mobilização da sociedade.
Divulgar para preservar. A fotografia ao serviço da sociedade.
Podes seguir o trabalho do grupo aqui:
Página web: http://www.ondjoyetu.com/
Facebook: https://www.facebook.com/ondjoyetu
Instagram: https://www.instagram.com/grupomissionarioondjoyetu